Cidades

Dia de conscientização para motociclistas na BR-101

Motociclistas terão à disposição, nesta sexta-feira (26), ações de conscientização e serviços gratuitos na região de São Gonçalo da BR-101 RJ/Norte oferecidos pela Arteris Fluminense, concessionária que administra os 322 quilômetros da rodovia. A primeira edição de 2019 da campanha 'Viva Motociclista' acontecerá até às 16h na Base Operacional do km 318 norte, próximo ao acesso para a Avenida Paiva, em Neves.

Os itens de segurança das motocicletas serão verificados por profissionais da concessionária Amoto Yamaha, parceira da ação. A equipe de atendimento pré-hospitalar da Fluminense oferece exames básicos de saúde aos participantes – aferição de pressão arterial, medição de IMC (Índice de Massa Corpórea), peso e altura.

“A Arteris mantém um calendário periódico com ações educativas para levar a conscientização viária a pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros e estimular o comportamento seguro desse público, desenvolvendo algumas ações e campanhas específicas, como o Viva Motociclista, por exemplo. Dessa forma, podemos construir juntos um trânsito mais seguro e humano para todos”, disse a Analista de Sustentabilidade da Arteris Fluminense, Munique Quadros.

A equipe concessionária distribuirá panfletos com dicas de segurança e fará um questionário para traçar o perfil de quem trafega sobre duas rodas na rodovia.

Um dos principais itens de segurança de quem utiliza motocicletas é o capacete, que receberá cuidados especiais na campanha. Serão oferecidos serviços de cristalização e desembaçador de viseiras, além de aplicação adesivos refletivos, desodorizador e antibactericida no equipamento. Serão instaladas, ainda, antenas anticerol nas motocicletas.

Somente no primeiro semestre deste ano, a Arteris Fluminense registrou 258 acidentes envolvendo motociclistas na BR-101, no trecho entre a divisa RJ/ES e Niterói. Desse total, 71% dos acidentes ocorreram por motivo de colisão contra outros veículos e 29% em decorrência de quedas.

< Preso com armas e munições circulando pelas ruas de SG Taxa de juros do cheque especial dispara <